Vote no Rei!

Slogan, Monarquia parlamentarista - Plebiscito de 1993, Brasil


  Você sabia? Há exatos 20 anos atrás no Brasil ocorrera um plebiscito de tinha como finalidade definir a forma de governo no Brasil, república presidencialista, república parlamentarista ou monarquia parlamentarista. 
  Desde o golpe de 1889 que usurparia a monarquia do poder, o povo nunca teve a oportunidade de decidir se queria a república ou a monarquia, portanto em 104 anos o Brasil vivera numa ilegalidade governamental. Com o fim da ditadura militar e com o inicio da redemocratização do país surge mais uma constituição republicana (1888) que assegurava ao povo determinar a forma de governo no país (lei nº8.624) promulgada pelo presidente Itamar Franco - PPS.

  A proposta do plebiscito a fim da restauração da monarquia parlamentarista no Brasil veio do então deputado federal, Antônio Henrique Bittencourt da Cunha Bueno - PSD, seus principais argumentos eram que durante o Segundo reinado, o Brasil viveu um período de grande estabilidade e que o movimento para a restauração da monarquia existia desde o golpe que derrubou a monarquia, planejado apenas por militares de alto escalão, sem nenhuma manifestação ou aprovação dos brasileiros, que estavam confiantes com a princesa Isabel e a abolição dos escravos.

  
Cédula de votação do plebiscito de 1993

 Ainda em 1992 institutos de pesquisas indicavam que 22% do eleitorado brasileiro era a favor da monarquia parlamentarista, e o mais interessante é que ainda com uma inércia de mais de um século e ainda com todas as manobras da republiqueta de escarnecer e difamar a monarquia brasileira, era inacreditável um apoio tão grande, devido as condições histórico-política que se encontrava o Brasil pós ditadura. Essas pesquisas levaram os partidos políticos brasileiros a tomar atitudes covardes e mesquinhas, chamas de frente presidencialista, (formada majoritariamente por partidos de esquerda) e a frente parlamentarista (apoiada pelo PSDB) que tinha como função  mudar a mente dos 22% do eleitorado que escolheriam a monarquia parlamentarista.
  Não era de se esperar menos da covardia do republicanismo brasileiro, o plebiscito de deveria ocorrer no dia 7 de setembro (dia da independência) foi adiantado para o dia 21 de abril, mais de 5 meses de adiantamento, não por acaso! O povo brasileiro tinha muitas dúvidas e carregavam muitos mitos desconexos sobre a monarquia brasileira (ainda carregam), era preciso bem mais tempo para a reeducação histórico-política dos brasileiros sobre a monarquia, isso não aconteceu, pelo contrario, foram pregados mais mentiras estúpidas como: - Na monarquia não se tinha direito ao voto. dentre outras estupidez.
  Por fim venceu a república, mas não o povo. Será preciso mais 20 anos para mudarmos alguma coisa no Brasil? sinceramente, espero que antes disso ocorra outro plebiscito e dessa vez há mais monarquistas e menos chances de manipular o povo brasileiro, pois existem como este, vários outros meios de propagação das verdades sobre a monarquia brasileira e sobre a republiqueta que se ocupou da nossa pátria. Apesar disso o slogan da propaganda monarquista "Vote no Rei!" fse tornou o slogan mais conhecido da história política do Brasil. Como dizia um velho ditado da revolução francesa: 

 "Chassez de la vérité, et il reviendra au galop!"
(Expulsai a verdade, e ela voltará a galope!)


.:Yuri Marques










3 comentários:

  1. Foi bem isso mesmo !

    Ronaldo A. Baralle
    RDP - Foz do Iguaçu - PR

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Não quero divergir das opiniões de vocês, mas queria fazer uma retificação: a imagem incluída no texto representando a cédula utilizada no plebscito é falsa.

    A verdadeira é esta: http://www.brasil.gov.br/governo/2010/09/historia/cedula-1993.jpg

    ResponderExcluir
  3. "constituição republicana de (1988)" e não 1888. Abs!

    ResponderExcluir

V.P

V.P
Junte se a nós!

J.M

J.M
Junte se a nós!

C.M.B

C.M.B
Junte se a nós!