Zumbi, O Herói Duvidoso

                                               
Zumbi dos Palmares, um dos heróis
mais indigno da história do Brasil 


 Hoje é comemorado o dia da consciência negra, e é tido como ícone desse dia, um homem conhecido como Zumbi dos Palmares.  Zumbi é mais um invenção republicana: Primeiro, para desbotar a imagem da monarquia brasileira e os verdadeiros símbolos da abolição;  Segundo, Zumbi é mais um ícone criado para “fortalecer” a identidade nacional na visão republicana, essa visão tão falida e carente de heróis nacionais.

  No dia da consciência negra D.Isabel, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco que deveriam ser lembrados. Estes sim realmente lutaram pela abolição da escravatura!  Zumbi  é mais uma distorção do MEC e da esquerda brasileira, mais um caso típico de ignorância; exaltando "ícone nacional" luta de classe e opressão. Isso me parece mais outra coisa do que deveras aconteceu.


  Zumbi do Palmares tinha escravos, se relacionava (muito bem por sinal) com a sociedade escravocrata, perseguia negros que fugissem do quilombo e matou o seu antecessor chefe do quilombo dos Palmares, Ganga-Zumba. Desmitificando esse personagem um tanto duvidoso que erroneamente está esculpido nas praças de cidades e vilas em todo o país; devemos lembrar dos homens e mulheres que realmente lutaram para a abolição no Brasil, ativistas políticos, deputados do Império e nobres que como D.Isabel, preferiu perder o trono ao ver uma nação cativa de si mesma.

Da esquerda para a direita: Joaquim Nabuco, D.Isabel de Bragança e José do Patrocínio. Ambos lutaram pela abolição no Brasil.


.:Yuri Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V.P

V.P
Junte se a nós!

J.M

J.M
Junte se a nós!

C.M.B

C.M.B
Junte se a nós!